hsp.org.br

Central de Notícias

28/12/2016 - 15h09m

Versão para impressão
Enviar por e-mail
No período de 07 a 09 de dezembro , foi ministrado na Cidade de Juiz de Fora o Curso presencial  de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho  aos cuidados do CEREST- Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Dentre os objetivos o foco foi estabelecer fluxos para notificação dos casos de câncer relacionado ao trabalho no SINAN. A Casa de Caridade de Muriaé –Hospital São Paulo teve como representante a colaboradora Estefani Miris  Ribeiro , membro do Serviço de Controle de Infecção.         



Manual de Antibioticoterapia

Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

26/08/2016 - 08h51m

Versão para impressão
Enviar por e-mail
Iniciado no mês de agosto o controle de uso de antimicrobianos no ambiente hospitalar através de uma ação de intervenção educativa, com objetivo de diminuir os fatores de risco predisponente ao uso inadequado de antimicrobianos, tal ação foi implantada aos cuidados do médico infectologista Antonino Adriano. 

O manual de antibioticoterapia e condutas em doenças infectocontagiosas é um documento proposto para a padronização da profilaxia antimicrobiana e a conduta em infecções comunitárias  na instituição. Encontra se disponível em todos os computadores nos postos de trabalho e prescrições médicas.


04/12/2013 - 15h51m - Atualizado em 04/12/2013 - 15h56m

Versão para impressão
Enviar por e-mail
Protocolo de Higienização das Mãos do Hospital São Paulo

PROTOCOLO DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

20/08/2013 - 14h10m - Atualizado em 21/08/2013 - 12h59m

Versão para impressão
Enviar por e-mail

 

Protocolo de Manejo de Infecção por Influenza.

 

FLUXOGRAMA SG E SRAG


Diretrizes da CCIH.

Missão, Visão e Valores

10/06/2011 - 14h11m - Atualizado em 16/06/2011 - 13h45m

Versão para impressão
Enviar por e-mail

Missão

Implantar e executar um planejamento estratégico alinhado ao da Instituição. Analisar as necessidades genéricas e específicas por aréa setorial, em prol do bem estar e difundir conhecimento sobre Controle de Infecção.

Visão

Ser uma gestão de processos eficiente. Prover gerenciamento de custo-efetivado das ações e decisões, objetivando uma diminuição nas taxas de infecção hospitalar conforme exigência legal até meados de 2011.

Valores

Buscar qualidade e a saúde em sua plenitude, porque acreditamos que a prevenção é a principal forma de se evitar qualquer doença.


10° Simpósio de Prevenção e Controle das Infecções.

Relacionadas à Assistência à Saúde.

31/05/2011 - 14h24m - Atualizado em 31/05/2011 - 14h29m

Versão para impressão
Enviar por e-mail

As Enfermeiras Irma da Silva Barbosa Santos responsável pela CCIH e Cenise Helena de Corrêa responsável pelo Centro Cirúrgico estiveram no 10° Simpósio de Prevenção e Controle das Infecções.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais realizou o 10º Simpósio de Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, no Hotel Ouro Minas, nos dias 26 e 27 de maio de 2011.(http://www.simposioccih2011.com.br/)

O objetivo do evento é promover um encontro entre referências técnicas do controle de infecção de evidência no cenário nacional e representantes de instituições do Estado de Minas Gerais.

A temática do 10º Simpósio é discutir o que aprendemos nos últimos dez anos e apontar para os pontos de maior relevância para o controle de infecção na próxima década.

No Hospital São Paulo já está em andamento a implantação do protocolo de Cirúrgia Segura Salva Vidas, para controle de qualidade das etapas operacionais dos procedimentos. (http://proqualis.net/cirurgia/)


30/05/2011 - 15h41m - Atualizado em 30/05/2011 - 15h48m

Versão para impressão
Enviar por e-mail

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é um orgão de apoio à Administração e à Direção do Corpo Clínico, que visa, dentro de uma estrutura organizacional colocar em prática as ações relacionadas à prevenção e o controle das Infecções Relacionadas à Assitência a Saúde - IRAS. Para isso, conta com atuação do Serviço do Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que está subordinado à CCIH e tem por finalidade garantir as ações do Programa de Controle de Infecções Hospitalar, desde de 1989.

Composição: profissionais da aréa de Saúde, de nível superior formalmente designados sendo os membros:

Membros Consultores representantes dos serviços:

  • Serviço Médico;
  • Serviço de Enfermagem;
  • Serviço de Farmácia;
  • Laboratório de Microbiologia;
  • Administração.

Membros Executores:

  • Serviço Médico;
  • Serviço de Enfermagem;
  • Serviço de Farmácia.

Os profissionais são classificados nas seguintes funções:

  • Presidente;
  • Vice - Presidente;
  • Microbiologista;
  • Enfermeiro;
  • Farmacêutico;
  • Médico;
  • Representante da Administração;
  • Secretário.

As atividades da CCIH, do SCIH e o PCIH são observadas de acordo com as recomendações da portaria MS 2.616/98 para controle de Infecções (www.ccih.med.br/portaria2616.html).

Conceitos e Critérios do diagnóstico das Infecções Hospitalares

Infecção Comunitária (IC), é aquela constatada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.

Infecção Hospitalar (IH), é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manisfeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com internação ou procedimentos hospitalares.

Os critérios para o diagnóstico de IH obedecem os princípios relacionados na portaria 2616/98 com foco nas informações evidenciadas em busca ativa através da observação direta do paciente e através da análise de protuários, exames complementares e classificação das cirúrgias.


Tags relacionadas: Portaria MS 2616/98.

16/05/2011 - 15h15m - Atualizado em 30/05/2011 - 15h56m

Versão para impressão
Enviar por e-mail
A lavagem das mãos, é isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e o controle das Infecções Hospitalares. Deverá ser realizada tantas vezes quanto necessária, durante a assistência a um único paciente,sempre que envolver contato com diversos sítios corporais, entre cada uma das atividades.
 
 
 

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CCM Hospital São Paulo. Proibida cópia ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.