Dia Nacional da Doação de Órgãos


O dia 27 de setembro é marcado pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos, e por essa razão, este é o mês escolhido para conscientizar a população sobre a importância de ser um doador. Entidades como o Ministério da Saúde e algumas ONGs promovem ações anuais para lembrar que, apenas no Brasil, há em torno de 40 mil pessoas aguardando por um transplante.

Como funciona a doação de órgãos? Quem pode doar?

O procedimento cirúrgico pode ser feito tanto com o doador em vida, quanto após o falecimento, com exceção de pessoas sem identidade, portadores de doenças transmissíveis, câncer generalizado e infecções graves. Menos de 21 anos precisam da autorização de um responsável.
No caso da pessoa estar viva, ela pode doar desde que não prejudique sua própria saúde. Entre a doação de órgãos que podem ser doados estão:
- Um dos rins;
- Parte do fígado;
- Parte do pulmão;
- Parte da medula óssea.

Conforme a lei, cônjuges e parentes até quarto grau tem o direito de serem doadores, caso contrário, é necessário solicitar autorização da justiça. Por outro lado, quando se trata de um doador falecido, são pacientes com morte encefálica. Após a parada cardiorrespiratória pode ser feita a doação de tecidos como:
- Córnea;
- Pele;
- Musculoesquelético.

Porém, a família deve autorizar essa doação. Sendo assim, se seu desejo é ser um doador, é importante informar seus familiares para que sua vontade seja respeitada. O receptor por sua vez, será sempre indicado pela Central de Transplantes de acordo com a urgência e critérios de compatibilidade.

Seja um doador. Salve vidas!


Em caso de dúvidas ligue
+55 32 3729-3700

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CCM Hospital São Paulo. Proibida cópia ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.

Todos os direitos reservados ao Hospital São Paulo - Desenvolvido por

Desenvolvido por HPMAIS