Treinamento no setor de hemodiálise sobre como notificar incidentes e sua importância dentro do serviço de saúde

Abril pela segurança 2022


O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) promoveu nos dias 20 e 25 de abril, finalizando a campanha abril pela segurança, com treinamento no setor de hemodiálise sobre como notificar incidentes e sua importância dentro do serviço de saúde, utilizando o sistema de gestão da qualidade e riscos Quality Wise e formulário de notificação manual. As capacitações se dividiram ao longo de dois dias de trabalho, com o intuito de abranger todos os profissionais de saúde.

Segundo a enfermeira responsável pelo NSP, Ana Karolina Ellis S. Schettino, “esse treinamento tem a intenção de fortalecer a cultura da notificação dos eventos adversos, mudança de cultura punitiva para cultura resolutiva”, refletiu. Em cada treinamento, foi explicado os conceitos de dano, risco e incidentes, para que os colaboradores notifiquem no sistema e no formulário, preenchendo todas as ocorrências de circunstância de risco, near miss (quase erro), incidente sem dano e eventos adversos. Foi utilizada como estratégia educativa a forma “lúdica” com a dinâmica da bola, cujo objetivo é ajudar a melhorar o comprometimento, proatividade, relação entre funcionários, desenvolvimento de habilidades e sentimento de equipe. É uma forma de fortalecer a cultura organizacional de segurança.

HOSPITAL SÃO PAULO
Muriaé-MG

Fonte: HSP

Autor: Assessoria de Imprensa


Em caso de dúvidas ligue
+55 32 3729-3700

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CCM Hospital São Paulo. Proibida cópia ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.

Todos os direitos reservados ao Hospital São Paulo - Desenvolvido por

Desenvolvido por HPMAIS