Captação de múltiplos órgãos para doação

Parceria entre Hospital São Paulo e MG Transplantes


Na última semana, o Hospital São Paulo realizou mais uma captação de múltiplos órgãos para doação, em parceria com o MG Transplantes, responsável por coordenar a "política de transplante de órgãos e tecidos" no estado de Minas Gerais, regulando o processo de notificação, doação, distribuição e logística, avaliando resultados e capacitando hospitais e profissionais afins na atividade de transplante.

Gostaríamos de agradecer também a família do doador pela atitude, em meio a um momento de luto para todos. Gestos como esse, salvam diversas vidas todos os dias. O que pode ser um fim, torna-se o começo para uma outra pessoa.

NO BRASIL PARA SER DOADOR É PRECISO COMUNICAR À FAMÍLIA, pois somente os parentes podem autorizar a doação.

É importante ressaltar, por exemplo, que todas as religiões enxergam a doação como um ato de caridade e amor ao próximo. Além disso, os transplantes ocorrem através de uma cirurgia tradicional e ao fim do procedimento o corpo é reconstituído, podendo ser velado normalmente.

A doação de órgãos e tecidos pode ocorrer após a constatação de morte encefálica, que é a interrupção irreversível das funções cerebrais, ou em vida.
No primeiro caso, o doador é capaz de salvar mais de vinte pessoas, podendo doar córneas, coração, fígado, pulmão, rim, pâncreas, ossos, vasos sanguíneos, pele, tendões e cartilagem. O doador em vida, por sua vez, deve ter mais de 21 anos e boas condições de saúde.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Autor: HSP


Em caso de dúvidas ligue
+55 32 3729-3700

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da CCM Hospital São Paulo. Proibida cópia ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.

Todos os direitos reservados ao Hospital São Paulo - Desenvolvido por

Desenvolvido por HPMAIS